Image

Jaguar Land Rover quer barrar a venda de SUVs do Grupo VW nos EUA

22

dez
2020

A Jaguar Land Rover registrou, no mês passado, uma reclamação junto à Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC), acusando o Grupo Volkswagen de utilizar a tecnologia Terrain Response sem a sua permissão.

De acordo com a agência Reuters, a JLR pede a proibição da venda de modelos das marcas do Grupo Volkswagen no mercado norte-americano, alegando que esses carros utilizam um sistema de gerenciamento de tração idêntico aos dos seus SUVs.

Os modelos citados pela JLR são os Audi A6 Allroad, e-tron, Q5, Q6, Q7 e Q8; Lamborghini Urus; Porsche Cayenne; Volkswagen Tiguan.

A Reuters diz que o ITC já analisou a reclamação e abrirá uma investigação para apurar o caso. No entanto, o órgão ainda não se pronunciou a respeito, uma vez que o Grupo Volkswagen estaria examinando a ação para determinar as providências a serem tomadas.

Botões de controle do Terrain Response do Land Rover Discovery

“Claro que iremos cooperar com as autoridades. Embora não possamos comentar sobre detalhes do processo, acreditamos fortemente que as acusações [da JLR] não têm mérito e defenderemos a nossa posição”, disse a Volkswagen à Reuters.

Enquanto isso, a JLR insiste em afirmar que os modelos do Grupo Volkswagen “usaram invenções patenteadas pela Jaguar Land Rover sem pagamento ou permissão”, especificamente uma patente de um “sistema aprimorado para dirigir um veículo em diferentes superfícies de direção, em particular em condições off-road”.

Sistema Terrain Response da JLR ajusta o veículo de acordo com o terreno

O sistema Terrain Response da JLR permite ao motorista configurar o veículo para uma condução mais segura, de acordo com o terreno pelo qual pretende passar. A tecnologia atua nos parâmetros do acelerador, do câmbio, da tração 4×4, entre outros, dependendo do modo escolhido (areia, grama, lama, neve e pedras).

Não é a primeira vez que a JLR e o Grupo Volkswagen entram em conflito por causa de direitos de patente. A fabricante inglesa já processou a empresa alemã por causa do sistema Drive Dynamics do SUV Bentley Bentayga. Um julgamento entre as duas montadoras está previsto para ferevereiro de 2021.

Fotos: Divulgação

Sobre o autor

Editor. Começou a trabalhar no Carsale em 2012, mas gosta e acompanha o universo automotivo desde que se conhece por gente. Prefere carros compactos e práticos, mas se diverte da mesma forma quando avalia um utilitário no fora-de-estrada ou acelera um superesportivo num autódromo.