Revelado na Tailândia em julho, o novo Toyota Corolla Cross já está registrado no Brasil, conforme as imagens de patentes protocoladas no INPE (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O SUV estreará em meados de 2021 para brigar com o Jeep Compass e o recém-apresentado Volkswagen Taos.
O Corolla Cross será fabricado em Sorocaba (SP), onde a Toyota já produz os compactos Etios e Yaris. O Etios, aliás, corre o risco de ser descontinuado para abrir espaço ao SUV na fábrica paulista.
Desenvolvido a partir da plataforma modular TNGA, a mesma do sedã Corolla, o SUV mede 4,46 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas de 487 litros tem a capacidade reduzida para 440 litros no caso das versões equipadas com estepe de uso temporário acomodado no assoalho.
LEIA TAMBÉM:
– Volkswagen Taos chega no segundo trimestre de 2021 para brigar com o Jeep Compass
– Novo Jeep de 7 lugares, que chega em 2021, não será um Compass alongado
– Jeep Compass x VW Taos: o que esperar do principal duelo de SUVs de 2021
A distância entre-eixos de 2,64 m é idêntica à do CH-R (SUV derivado da mesma plataforma vendido na Europa e Japão), porém, 6 centímetros menor que a do Corolla.
Além da estrutura, o Corolla Cross também compartilhará com o Corolla as motorizações: 1.8 flex híbrida de 123 cv de potência e 2.0 flex com injeção direta de até 177 cv.
Ambas são gerenciadas por transmissões automáticas tipo CVT, sendo que na 2.0 flex o câmbio simula 10 marchas.
Foto: INPI
O nível de equipamentos também deverá ser idêntico ao do Corolla, oferecendo central multimídia com tela tátil de 9 polegadas e compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, ar-condicionado automático, faróis de LED, etc. Sensor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e teto solar poderão ser disponibilizados em versões topo de linha.
Foto: Divulgação e INPI